BLOG 1 VIGORITO NISSAN

Conheça mais sobre o Leaf: carro elétrico queridinho do Brasil!

Gradualmente o Brasil vem se tornando um mercado popular para os carros elétricos. Ainda tímido, as barreiras estão se rompendo e o interesse das pessoas pelos modelos eletrificados ou híbridos vem crescendo.

Parte dessa mudança vem da oferta de veículos cada vez mais modernos, com valores relativamente acessíveis.

Principalmente quando pensamos a respeito da tecnologia empregada e da relação custo-benefício, os brasileiros estão começando a identificar vantagens consideráveis nos elétricos.

Por isso, já é possível criar uma lista com os modelos mais populares no Brasil, que tem, como característica, o fato de ser alimentado exclusivamente por baterias elétricas.

Veja mais sobre o Nissan Leaf, o carro completo e queridinhos do Brasil e entenda o porquê essa preferência!

O que são os carros elétricos?

Os carros elétricos são veículos que se movimentam via eletricidade, com a alimentação do motor sendo feita pela energia que fica armazenada em baterias internas.

Logo, eles funcionam como todo tipo de aparelho elétrico, que tenha função autônoma: passam por um período de carregamento, que, posteriormente, permite que ele tenha capacidade de se movimentar.

Os carros elétricos são uma alternativa sustentável aos motores à explosão, considerando que não utilizam a queima de combustíveis para o seu funcionamento.

Como está o panorama de carros elétricos em 2022?

Os carros elétricos já são uma realidade em constante funcionamento pelo mundo. Países europeus, por exemplo, já apresentam mais modelos eletrificados do que à combustão nas ruas.

E isso pode ser visto como uma tendência que vem se espalhando pelo mundo todo!

Apesar de o Brasil ainda não ser um expressivo mercado de carros elétricos, principalmente quando comparado com a Europa e Estados Unidos, esse cenário vem mudando aos poucos.

Tanto que, em ano passado, houve um aumento de 74% na procura e na aquisição de modelos totalmente eletrificados.

Isso pode ser compreendido como um maior interesse pelos brasileiros pela alternativa mais sustentável. Mas, também, pela potência, tecnologia e pelo design que os carros elétricos vêm trazendo.

Nissan Leaf: tradição e tecnologia japonesa

No Brasil, os carros elétricos se tornaram populares, justamente por aliar as características vantajosas que comentamos.

Leaf

O Nissan Leaf foi um dos primeiros modelos elétricos comercializados no Brasil e essa tradicionalidade o coloca em nossa listagem com uma certa preferência. Seus valores podem chegar a R$ 300 mil, com uma autonomia de 292 km por carga completa.

Prepare-se para uma forma totalmente nova de dirigir, que fica mais emocionante a cada dia. Sinta-se mais inspirado, capaz e seguro aonde quer que você vá.

O Nissan LEAF está equipado com alguns dos sistemas de assistência à direção mais avançados que existem; dessa forma, além de ser o carro pioneiro de eletrificação em massa, ele é o seu companheiro ideal para tornar todos os dias simplesmente incríveis.

Venha até a concessionária Vigorito Nissan e conheça de perto o Leaf!

Qual a diferença entre um carro elétrico e um carro híbrido?

Algo que gera algumas dúvidas em quem ainda não está totalmente familiarizado com o conceito dos elétricos, é a diferença deles para os motores híbridos.

Os motores considerados híbridos são aqueles que funcionam sob duas demandas de energia: a eletricidade e o motor à combustão.

Logo, eles se movimentam com a carga elétrica, mas também podem ser abastecidos por combustível e funcionarão perfeitamente.

Já os carros elétricos são os que, exclusivamente, só rodam após uma carga de energia elétrica.

No Brasil, a expressividade dos elétricos vem aumentando, justamente, por causa dos motores híbridos, que dão, ao condutor, a segurança de continuar funcionando, mesmo se não houver uma estação de carregamento à disposição.

Como é feita a manutenção dos carros elétricos?

O ideal é que a manutenção dos carros elétricos seja realizada em oficinas especializadas.

Isso porque, além de o profissional precisar ter maior conhecimento sobre o modelo do motor, é essencial que o espaço seja especialmente preparado para o isolamento elétrico.

Afinal, ele estará em contato com potentes baterias, recheadas de energia elétrica. Qualquer pane pode ser um risco.

Onde é possível carregar os carros elétricos?

Os elétricos, como o próprio nome diz, precisam de uma estação de energia elétrica para seu carregamento.

Em alguns países, são disponibilizados pontos de recarga espalhados pelas cidades, como postos de gasolina, mas de eletricidade.

Também, algumas montadoras investiram na criação e comercialização de estações de carregamento domésticas, para serem utilizadas nas próprias casas dos donos de veículos eletrificados.

O Brasil ainda enfrenta uma grande defasagem na estrutura de carregamento dos carros elétricos.

Não há muitos pontos de carregamento disponíveis e os que existem ficam, exclusivamente, nas grandes cidades.

Vale a pena ter um carro elétrico?

Certamente, ter um carro elétrico é algo em que você já deve começar a pensar. Afinal, a expectativa é que, em alguns anos, eles sejam a principal oferta no mercado.

Nesse momento, o cenário brasileiro ainda apresenta algumas dificuldades para a absorção desses produtos, como a falta de estrutura, que citamos logo acima.

Mas, com mais investimentos nesse setor, a expectativa é que logo haja condições para a proliferação de modelos exclusivamente elétricos.

Nesse ponto, será possível quantificar os verdadeiros benefícios de um carro elétrico: menos poluição e muito mais tecnologia nas ruas!

Atendimento Online